Zanessa

   Muito se fala a respeito do amor e seu verdadeiro significado. Existem teses, estudos e diversas teorias que tentam explicá-lo. Alguma chega perto da realidade? Talvez. Mas nenhuma delas consegue mostrar realmente o que é o amor. Pois, como dizem, não há o que explicar. Sinta e então você saberá o que ele verdadeiramente é.
   O amor não está em palavras e nem em feitos grandiosos. Você pode achar que se alguém te dá o mundo, isso seria uma prova de amor. Eu discordo. Se alguém te dá o mundo, isso é exibicionismo, e em se tratando de amor, essa palavra não cabe em nenhum momento. Para provar que há amor, você não precisa mostrar isso para o mundo inteiro, porque há apenas uma única pessoa que importa: aquela quem você ama. E eu posso te assegurar que ela não espera que você dê o mundo para ela, porque você é o mundo. Então, a única coisa que demonstra e prova seu amor está alem do que os outros podem entender. Está na simplicidade de um gesto, um olhar e um toque. Está no sentir e no fazer sentir. Está em pequenas coisas que só terão o seu verdadeiro significado para o outro. Aos olhos de todos, pode não passar de um simples objeto, mas para aquela pessoa, significa… Amor.
   E é nesse contexto que podemos falar em símbolos. Símbolo é algo que carrega uma mensagem implícita, destinada à um grupo, ou à alguém. Trazendo o símbolo para o contexto do amor, percebemos que o alguém é aquela pessoa que você ama. O símbolo traduz e expõe sentimentos entre duas pessoas por meio de um objeto e/ou ação, pouco importando se os outros vão entender ou não. O outro entende. E isso basta. E é nisso que está à magia de um símbolo.
   O primeiro símbolo compatilhado por Zac e Vanessa e de conhecimento do público (que sempre adora desvendar um mistério e reparar nos pequenos detalhes) foi uma pulseirinha escrito ‘Live in Love’. Como verdadeiro símbolo que é, essa pulseira pode ter um significado diverso de pessoa para pessoa, e conseqüentemente do que tem para eles. O significado literal pode ser o mesmo: Viva apaixonado (ou qualquer variação que possa ter na tradução), mas ninguém pode dizer ao certo o que esse Viva apaixonado significa para Zac e Vanessa e o porquê deles terem escolhido usar uma pulseira com essa frase. Talvez esse seja o motivo real que faça os dois darem tanto valor a cada pequeno símbolo compartilhado. Apenas eles sabem. Apenas eles entendem. Nós apenas especulamos.


   Depois do Live in Love, o segundo símbolo que nos atraiu a atenção foi um anel que os dois passaram a usar depois de uma viagem ao Hawaii, onde foram fotografados como um casal, e, a partir daí, era difícil negar que havia o relacionamento. Ao chegarem do Hawaii, em todos os lugares em que eles iam, Zac estava usando um anel prata com algo escrito em preto. Vanessa estava usando o mesmo anel em dourado, com a mesma coisa escrita em preto. Kuuipo. Muitos perguntaram, e de todas as formas eles se esquivaram. Anel de amizade, eles diziam. Mas quem acreditou? E então, depois de pesquisas, o significado literal desse símbolo foi descoberto. Em inglês, Sweetheart, em português, podemos entender como Meu amor.
   Além disso, Kuuipo são alianças conhecidas e próprias do Hawaii, onde os moradores afirmam que quando um homem presenteia uma mulher com esse anel, é porque realmente quer algo sério com ela, e a quer junto com ele em seu futuro. Usar um kuuipo, para nós, significa que o relacionamento vai além de um simples namoro. Significa uma ligação forte entre eles, significa amor em forma de uma simples aliança de compromisso, sempre ali para lembrar que você pertence ao outro. Significa um vinculo essencial e inabalável. Arriscaria dizer que o Kuuipo é um dos símbolos Zanessa que mais possui significado para nós, fãs, e para eles, uma vez que, quando completaram 5 anos de namoro, os dois renovaram ‘os votos’ que o anel significava, quando passaram a usar outro Kuuipo, dessa vez, sendo os dois anéis dourados, mas com o nome cravado em preto, igual o anterior. Porém, embora nossas especulações levem a tal significado desse símbolo, também não podemos dizer ao certo o que ele significa para Zac e Vanessa, a única coisa que podemos afirmar, é que significa amor.


   No ano passado, um novo símbolo passou a ser visto no pulso da Vanessa. Um bracelete dourado, que ela usava em todos os lugares que ia. E então começamos novamente com nossas buscas, porque sabíamos que não era um simples bracelete e certamente havia um significado por trás dele. Dito e certo. O bracelete, ou melhor, o Love Bracelet, como ele é chamado, possuía toda uma lenda explicando seu significado.
No verão de 1969, Aldo Cipullo, um jovem designer do staff da Cartier, criou uma peça inspirada numa prática medieval que o intrigava: os guerreiros, antes de sair pras batalhas, muitas vezes trancavam as esposas pela cintura com cintos de castidade de ferro pra mantê-las fiéis. Ele então teve a idéia de criar um símbolo moderno dessa tranca e desenhou uma pulseira com parafusos chamada Love Bracelet, que vinha com uma pequena chave de fenda pra abrir e fechar.
Conta a lenda que a diretoria da Cartier rapidamente pegou o espírito da peça e lançou o produto com uma política de vendas inédita: nenhum cliente tinha permissão pra comprar uma Love Bracelet pra si! Isso mesmo, a marca bateu o pé e disse que ninguém estava autorizado a comprar uma pro seu próprio punho.
   Ou seja, restava claro que o bracelete no pulso da Vanessa não podia ser presente de ninguém mais que não fosse o Zac. E assim, surgiu mais um símbolo entre eles, que nos fez admirar e perceber a importância destes para os dois. Tudo o que os dois usam tem seu significado, os quais nós especulamos, mas que apenas eles sabem o que é.


Em meio a tantos símbolos e significados que nos remetiam ao amor, e quando nós menos esperávamos, surgiu a noticia que ninguém achava que seria possível. Zac e Vanessa haviam terminado o relacionamento? Como assim? Todos os sites noticiam o termino, Vanessa começa a aparecer sem usar o Kuuipo. A expressão dela era triste e vazia. E agora? Choramos, entramos em desespero, duvidamos todo o momento mas, acima de tudo, esperamos acreditamos. Continuamos acreditando todo o momento que não havia termino e que tudo estava muito mal explicado. E aí, em meio a todo esse tumulto, em que qualquer noticia, qualquer coisinha já era um banho de tranqüilidade para nós, fãs, passamos a perceber que Zac começara a circular com um bracelete prata no pulso, o qual ele não tinha usado antes, e que definitivamente não iria passar despercebido. Notamos então que antes de todo este tumulto, a Vanessa também havia aparecido com um bracelete igual o que o Zac estava usando. Assim, e diante de todo o histórico que tínhamos, sabíamos que aquele bracelete tinha um porquê de estar ali. E tínhamos razão, mais uma vez.
Começamos então nossa busca até que alguém encontrou o que tanto procurávamos. E por isso, ninguém melhor do que a pessoa que achou o significado, a Rita, explicasse o que significa este novo símbolo:
Desde o inicio de Zanessa que nós percebemos que o mais importante são os simples gestos. De que valeria saírem cenas de beijos cinematográficos entre o Zac e a Vanessa se esses beijos não transmitissem amor? A verdade é que nós sempre nos habituamos a ver esse amor, demonstrado em simples gestos entre eles, desde um beijo na testa, à mãos dadas ou até ao fato de usarem pulseiras ou anéis iguais. São estas pequenas coisas que fogem à vista da maioria das pessoas e que nos põem com um sorriso de orelha a orelha.
Agora temos mais uma pulseira, que nós, fãs de Zanessa, entendemos muito mais do que uma simples pulseira, nós vemos como um símbolo de união, amor, amizade e fidelidade. Esta pulseira não poderia fazer mais sentido do que faz neste momento, depois dos rumores de separação, das novas namoradas atribuídas e ainda mais com a distância devido às gravações da Vanessa.
Entendemos que a pulseira serve como escudo de proteção, contra os rumores, contra as dúvidas e contra tudo o que pode afetar a relação deles. É um símbolo de fidelidade porque o fato de ambos terem pulseiras iguais mostra que se querem manter fieis um ao outro e aquilo que são. Não querem ser afetados por boatos, rumores e principalmente pela distância. É um símbolo de união, uma vez que lhes permitem manter-se perto um do outro apesar da distância que os separa. É um símbolo de amizade porque antes de namorados eles eram amigos, e esta é, sem duvida, a base para qualquer relação. Acima de tudo é um símbolo de amor. Não representa Zac e Vanessa separadamente, representa o casal, representa Zanessa e o amor que os une e que se nota nos olhares, nos toques e nas ações.
Esta pulseira representa a confiança, a fidelidade, o medo, os sonhos, os pensamentos, as emoções, mas mais importante que tudo, significa que eles acreditam que juntos podem superar tudo, representa que eles querem manter-se fieis a si próprios e ao que os une, continuando a superar as dificuldades lado a lado.
Este é mais um símbolo de Zanessa e do que eles representam para nós!
Esse bracelete que os dois usam significa tudo isso que a Rita explicou. E podemos dizer que ele apareceu no momento exato. Observando-o, percebemos que ele possui diversos símbolos pequenos, chamados de sendas, cada senda significa algo em particular:
A senda das seis perfeições é a senda de todos os budas. Cada uma das seis silabas elimina um dos venenos da consciência humana.
OM – Dissolve o orgulho
MA – Liberta do ciúme e da luxuria.
NI – Consome a paixão e os desejos
PAD – Elimina a estupidez e danos.
ME – Liberta da pobreza e possessividade.
HUM – Consome a agressão e o ódio.
 Pode-se entender essas sendas neste outro significado: 
Cada uma das seis silabas sagradas retêm um efeito purificador genuíno.
OM – Purifica o corpo
MA – Purifica a palavra
NI – Purifica a mente
PAD – Purifica as emoções
ME – Purifica as condições latentes
HUM – Purifica o véu que encobre o conhecimento
Da forma que for, este bracelete possui um significado que engloba todos os outros. Significa proteção. Significa que eles querem proteger um ao outro, e em meio a todo tumulto que pode haver, querem proteger o que eles tem, e o que eles sentem.


Diante de todos os símbolos que Zac e Vanessa usam, nenhum outro poderia fazer mais sentido neste momento. E nenhum outro significa mais o que nós, fãs desejamos para eles. Proteção.
Porque é como sempre dizem… quem ama, cuida.

Um comentário:

#PrayForZanessa